Por referência à Amazônia, Brasil contesta domínio “.amazon”

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) questiona o domínio “.amazon” na internet. A Amazon Inc. solicita o registro do nome à ICANN, órgão internacional responsável, inclusive em suas versões em japonês e chinês, o que permitiria a existência de endereços como ‘www.exemplo.amazon.’

Para Virgílio Almeida, coordenador do CGI.br, não restam dúvidas de que o domínio remete à região amazônica e, por isso, deva ser tratado um bem público. “A atribuição desse domínio de topo à Amazon não atende ao interesse do público, de forma que os setores da sociedade brasileira representados contestam essa delegação”, diz.

O texto da resolução do CGI.br explica que o processo de solicitação de novos domínios deveria impedir que nomes referentes a regiões geográficas sejam validados sem que os respectivos governos estejam de acordo. Em abril desse ano, Brasil e Peru manifestaram oposição sobre o pedido do “.amazon” à ICANN, apoiados pelos demais países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

“Ressaltamos nosso posicionamento de que quaisquer outros domínios de topo que contenham valor cultural, geográfico ou patrimonial não devam ser delegados a entidades de caráter privado dissociadas do interesse público”, completa Virgílio.

O tema será debatido em audiência no Senado no dia 20 de junho. Segundo o CGI.br, o evento contará com a presença membros da OTCA, de autoridades do Itamaraty, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do representante da ICANN no Brasil.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/por-referencia-a-amazonia,-comite-de-internet-contesta-dominio-amazon